Informárica Educacional

Robótica Educacional

A robótica Educacional visa levar o aluno a questionar, pensar e procurar soluções, a sair da teoria para a prática usando ensinamentos obtidos em sala de aula, na vivência cotidiana, nos relacionamentos, nos conceitos e valores.

 

A robótica aliada à educação propõe uma maior interação professor/aluno, permitindo que ambos experimentem, através da busca, um aprendizado constante. Assim, a robótica educacional transforma a aprendizagem em uma vivência divertida e construtiva, levando para dentro da escola os princípios da ciência e da tecnologia.

 

A técnica pedagógica possível de ser aplicada é do questionamento e da investigação. O aluno trabalha com conceitos da matemática, física, química, métodos matemáticos e numéricos, teoria de controle de sistemas de computação, conteúdos de mecânica, processos de fabricação e materiais, além de sistemas eletrônicos, digitais, eletrônica de potência, sistemas de aquisição de dados, ecologia, etc. As teorias absorvidas em sala de aula são transformadas em idéias que estimulam o aluno a sempre querer aprender mais, instiga a voracidade em absorver novos conhecimentos e tecnologias. A robótica educacional procura auxiliar o aluno na construção do aprendizado adquirido em sala de aula.

 

Na prática o aluno aprende a utilizar ferramentas, motores, micro controladores,  sensores (cor, faixa, temperatura, luz, etc.) e softwares que permitam programar o funcionamento de maquetes, modelos montados, robôs programados e braços robóticos.

 

Todo material produzido pode ser apresentado em feiras pedagógicas, mostras de robótica. A sua escola pode montar uma ou mais equipes e participar de competições com outras escolas como a Olimpíada Brasileira de Robótica – OBR (http://www.obr.org.br/). Todas estas atividades são uma excelente ferramenta de marketing.

Enquete

O laboratório de informática da sua escola é utilizado como uma lan house:


Na Educação Fundamental, no primeiro e segundo segmentos a Informática é tratada muitas vezes apenas como uma atividade complementar, quando na verdade...

Colorir e Brincar, Aprender e Cantar, Contar e Dançar, Ler e Correr. Descrevendo resumidamente é este o conteúdo da Educação Infantil, o lúdico deve...

 Durante todo o ano letivo diversas atividades são previstas e inseridas no calendário anual,  e muitas destas se repetem ao longo dos anos,...

Galeria de Imagens

  • Olimpíada Brasileira de Robótica 2010 – Pista nível 2
  • Olimpíada Brasileira de Robótica 2010 – Pista nível 1
  • Olimpíada Brasileira de Robótica 2010 – Local de Competição
  • Olimpíada Brasileira de Robótica 2010 – Detalhe da pista nível 1
  • Olimpíada Brasileira de Robótica 2010 – Local de Treinamento
  • Olimpíada Brasileira de Robótica 2010 – Cartaz de Divulgação
© Copyright 2010 - Smart Computer - Todos os direitos reservados.